Vídeos

Catarata

É o processo de envelhecimento do cristalino, espécie de lente clara e transparente situada dentro do olho, por onde penetram os feixes de luz que formam as imagens na retina. Este envelhecimento provoca a opacificação do cristalino, reduzindo a entrada da luz no olho, diminuindo gradativamente a visão. Seu nome popular "catarata", é uma alusão à sensação de se estar "vendo através de uma queda d'água".

 

Sintomas

Um dos primeiros sintomas da catarata é a sensação de perda progressiva da qualidade visual. Em alguns momentos, a visão fica mais embaçada e os objetos podem parecer amarelados ou distorcidos. Geralmente, as pessoas sentem necessidade de mais luz para enxergar melhor e, mesmo usando óculos, a visão continua embaçada. À medida em que a doença evolui, pode ser percebida no centro da pupila, parte escura do olho, uma mancha branca ou amarelada. Apesar dos sintomas, é muito difícil para o leigo identificar a catarata em seu início. A detecção pode ser feita com consultas regulares ao oftalmologista. Geralmente a pessoa só começa a perceber em estágios mais avançados.

 

Causa

 A catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo. Contribuem para surgimento:

 - Idade, a causa mais comum. Surgem com mais freqüência a partir dos 60 anos, porém pode aparecer em pessoas mais jovens, inclusive em crianças.   

- Traumas, gerados por algum tipo de acidente com o olho.

- Efeitos colaterais de alguns medicamentos, quando utilizados por longo período.

- Infecções, inclusive gestacionais.

- Desordem metabólicas, como diabetes.

- Hereditariedade.

 

Tratamentos

O tratamento indicado para o portador de catarata é a microcirurgia, que proporciona a recuperação da visão com a substituição do cristalino por uma pequena lente intraocular. A técnica cirúrgica mais utilizada atualmente e que proporciona os melhores resultados é a Facoemulsificação. O olho é anestesiado com colírios oferecendo maior conforto e a cirurgia é realizada através uma pequena incisão (2,5mm) no olho, por onde a catarata é triturada e aspirada ao mesmo tempo. O cristalino opacificado é substituído por uma lente intra ocular, que ficará permanente no olho. Essa substituição impedirá o retorno da catarata. Entre 17% a 20% dos casos, a lente intraocular pode tornar-se opaca, o que será resolvido com novas aplicações a laser.

 

Recuperação pós - operatória

Na maioria dos casos, os pacientes recuperam grande parte da visão logo após a cirurgia. A depender da profissão, a pessoa retorna às suas atividades normais em um ou dois dias.

O tratamento pós -operatório é feito à base de colírios. Geralmente, não é necessário dar pontos ou colocar curativos. O intervalo mínimo para a realização da cirurgia no segundo olho é de uma semana.

Responsável Técnico Dr. Ruy Cunha, CRM 5775, RQE 4860.

Siga-nos Instagram
  • Itaigara

    Av. ACM, 1116, Tropical Center, 4º andar
    CEP: 41854-900

    07:00 às 19:00 (seg. a sexta);
    07:00 às 14:00 (sáb)

  • Centro Médico Hospital da Bahia

    Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, 9º andar Bl. A
    CEP: 41820-011

    07:00 às 19:00 (seg. a sexta);
    07:00 às 13:00 (sáb)

  • Veja também Itabuna e Eunápolis