Degeneração Macular

A mácula é a região da retina onde se obtém a melhor qualidade de visão para leitura, cores e pequenas detalhes. Quando a mácula perde sua função, há um "borramento" da vista ou distorção dos objetos e letras na região central, comumente chamada de Degeneração Macular. Embora provoque baixa da visão central, não afeta a parte periférica e por isso não causa cegueira total. A Degeneração Macular relacionada à idade surge normalmente após os 55 anos, afetando principalmente as pessoas de cor da pele branca.

Degeneração Macular Seca ou Atrófica

Também chamada de não exsudativa, é o tipo mais comum. Ocorre entre  70 e 80% dos casos. É causada pelo envelhecimento natural do tecido retiniano, que sofre uma disfunção gradativa provocando redução da visão central. 

Degeneração Macular Úmida

Também conhecida como hemorrágica ou exsudativa, acontece entre 20 e 30% dos casos. É a forma mais agressiva, podendo ter um curso mais rápido e grave. É caracterizado pela formação de uma membrana por baixo da retina, com surgimento de vasos anômalos, que liberam líquido e sangue, distorcendo a imagem e embaçando a visão.

 

Sintomas:

Nos estágios iniciais, os sintomas da doença são muito discretos e imperceptíveis. Às vezes, apenas um olho é atingido, podendo a visão do outro olho se preservar durante muito tempo.

 

Os sintomas mais comuns são:

- Opacificação das cores

- As palavras de um texto tornam-se borradas

- Mancha escura ou embaçada no centro da visão

- As linhas retas tornam-se distorcidas

 

Diagnóstico:

O diagnóstico só é possível através de um exame chamado mapeamento da retina, realizada por um Oftalmologista.

 

Outros exames especiais, como angiografia retiniana e angiografia com indocianina verde ajudam no diagnóstico e no combate à evolução da doença. A degeneração  macular ainda não tem cura total, mas em alguns casos, o tratamento impede a perda mais acentuada da visão.

 

Tratamento e Controle:

A Degeneração Exsudativa pode ser tratada com uma cirurgia a laser que sela os vasos sanguíneos, impedindo o sangramento, desacelerando o avanço da doença.

 

A Degeneração Seca pode ser controlada com o uso de remédios e vitaminas especiais, com propriedades antioxidantes, que impedem ou retardam a progressão da doença.

 

Em caso de cicatrização de qualquer tipo de Degeneração Macular, o uso de lentes especiais (visão sub-normal) ajuda a melhorar a visão.

 

Cuidados e Prevenção

Por se tratar de uma doença degenerativa, cujos sintomas iniciais são geralmente imperceptíveis, a visita regular ao Oftalmologista é a principal maneira de preveni-la.

 

O uso dos óculos escuros é muito importante, uma vez que os raios ultravioletas, parecem ser um dos fatores preponderantes no desenvolvimento da doença.

 

 

 

Responsável Técnico Dr. Ruy Cunha, CRM 5775, RQE 4860.

Siga-nos Instagram
  • Itaigara

    Av. ACM, 1116, Tropical Center, 4º andar
    CEP: 41854-900

    07:00 às 19:00 (seg. a sexta);
    07:00 às 14:00 (sáb)

  • Centro Médico Hospital da Bahia

    Av. Prof. Magalhães Neto, 1541, 9º andar Bl. A
    CEP: 41820-011

    07:00 às 19:00 (seg. a sexta);
    07:00 às 13:00 (sáb)

  • Veja também Itabuna e Eunápolis